As redes e a Inteligência Artificial impactam a forma de aprender?

COMPARTILHE ESTE POST!

Por Leonardo Caetano

Em sua 34ª edição, o Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento (CBTD) deu início ao seu segundo dia de atividades com o "Momento Insight" no espaço "Pátio do Colégio", onde acontecem diversas palestras gratuitas para os visitantes da EXPO. Com a palestra "Learning Experience Platform", Ana Elisa Althoff Ghizzo Sagáz, da DOT Digital Group, falou sobre a importância da personalização nos processos de aprendizagem.

Na sequência, os palestrantes Candice Ana do Nascimento e Renato Navas Ricardino conduziram um "Momento Inspira" sobre como construir uma equipe de alta performance. A dupla nos trouxe um case de sucesso envolvendo uma equipe que estava buscando se desenvolver internamente. De acordo com Renato: "Todo adulto tem capacidade de realização desde que bem tutoriado e assessorado".

Assim, uma plataforma de clima e engajamento foi utilizada para trazer toda a equipe para o centro da estratégia. No processo de aplicação, foram feitas várias sessões de consultoria, sempre prezando pelo protagonismo dos membros da equipe. A própria equipe chegou nas soluções e o resultado foi muito positivo, pois houve um aumento significativo em todas as dimensões mensuradas. 

Às 9h45, foi a vez de Rodrigo de Godoy nos encher de dados para mostrar como continuar sendo relevante em meio às inovações tecnológicas. Logo no começo da palestra ele nos relembrou do tema do evento: "Lifelong Learning", porém acoplado ao conceito de reskilling. Juntos, esses dois conceitos são a base para possibilitar o seu progresso contínuo no mercado de trabalho, de acordo com Godoy.

Com gráficos e tabelas, ele nos mostrou quais são as habilidades necessárias para se manter atualizado e em alta no mercado daqui a alguns anos; design e programação de tecnologia, liderança e influência social e pensamento analítico e inovação, são alguns dos aspectos críticos a serem levados em conta. "Qual foi a última vez que você se atualizou?".

E por falar em atualização, Vania Ferrari veio com tudo em seu tema: "Inteligência Artificial e Criatividade Humana". Ela sabe que, antes de tudo, precisamos falar sobre IH (Inteligência Humana), pois "a inteligência artificial precisa estar alinhada com a inteligência humana, se não as tecnologias viram lixo", disse.

Ela reforçou essa ideia mostrando algumas "burrices", como ela colocou, que acontecem no ambiente de trabalho atual: "Nos Estados Unidos, a Amazon já faz entrega com drones. Precisamos ensinar o caminhoneiro a pilotar drone"; mais: "A gente precisa dar ferramentas para as pessoas se auto motivarem, não prêmios e festas de reconhecimento". Recuperando alguns conceitos trazidos por Rodrigo de Godoy na palestra anterior, ela diz que "Os próximos presidentes de empresas serão do setor de RH, pois o desenvolvimento humano será cada vez mais central".

Mas ela alerta sobre a mudança que precisa ocorrer na área. Bem categórica, ela diz: "Morte ao velho RH". Os cargos não podem mais ter descrições limitadas, por isso ela fala sobre as múltiplas inteligências. A treinadora as classifica como: intelectual, emocional, social, digital, prática, abstrata, estética, cinestésica e espacial. E na conclusão ela ainda afirmou: "A IA simplesmente não pode fazer o que os humanos fazem no desenvolvimento humano".

O dia 21 foi o único dia com duas plenárias. Apresentaram-se o ator, diretor e apresentador Miguel Falabella, às 14h, e o master coach fundador do IBC - Instituto Brasileiro de Coaching José Roberto Marques, às 18h. Se quiser saber mais sobre as principais palestras do dia clique aqui.

Gostou desse post? Compartilhe!