5 dicas para desenvolver habilidades de liderança

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Estar à frente de uma equipe e ser responsável por diversas decisões no dia a dia requer de um gestor o desenvolvimento correto das principais habilidades de liderança.

A chegada a um cargo de gestão é uma grande conquista, mas que traz junto, responsabilidades sobre o trabalho de um grupo de pessoas. Por isso, desenvolver previamente algumas das mais importantes habilidades de liderança, pode ser o segredo do sucesso.

Não existe uma fórmula mágica para ter uma boa liderança e sim o investimento em estudo e conhecimento, sobretudo, para transmitir confiança aos liderados. Um time motivado e produtivo precisa ser conduzido por um líder que se preocupa com desenvolvimento pessoal e profissional.

O objetivo deste artigo é mostrar quais são as principais habilidades que um líder deve desenvolver e sua importância para o negócio. Continue lendo e veja 5 dicas para colocar essas habilidades em prática e inspirar e influenciar os colaboradores no ambiente de trabalho!

Quais são as principais habilidades de um bom líder?

Algumas habilidades inerentes aos cargos de gestão e liderança são essenciais para facilitar o gerenciamento de pessoas e processos. Ter habilidades é se mostrar capaz de algo frente a projetos e desafios.

No caso da liderança, as pessoas esperam orientações e direcionamento para executarem suas atividades. Além disso, o comportamento é muitas vezes ditado pelo poder de influência que um líder exerce nos seus colaboradores.

Existem líderes e chefes, sendo uma das diferenças entre os dois tipos é que o líder gerencia motivando seus liderados a serem cada vez melhores, no melhor estilo “vamos juntos”, enquanto o chefe assume uma posição de comando com atribuições do tipo “faça”.

Dentre as principais habilidades de liderança estão aquelas que se preocupam em trabalhar em prol dos objetivos da empresa sem, contudo, deixar de lado as aspirações e necessidades da sua equipe. Conheça algumas delas!

Confiança

Uma relação pautada na confiança tende a render frutos e é isso que a liderança deve almejar no comando de uma equipe. Quando um líder confia na sua equipe e vice-versa, o trabalho flui sem a necessidade de um gerenciamento arbitrário.

As pessoas se dedicam ao que precisa ser feito e se propõem ao trabalho porque sabem que existe alguém em que possam se amparar caso surjam dúvidas e dificuldades pelo caminho — líderes confiantes são flexíveis e abertos ao diálogo para extrair o melhor de cada talento.

Empatia

Colocar-se no lugar do outro talvez seja uma das habilidades mais difíceis que um líder precisa desenvolver. É essencial entender que as pessoas são diferentes, assim como suas facilidades e dificuldades na vida pessoal e profissional.

Um líder inteligente consegue compreender que nem sempre um funcionário com rendimento baixo significa falta de competência. É preciso se colocar no lugar do outro para entender sua ótica e assim, ajudar cada membro da equipe a melhorar seu desempenho.

Inteligência emocional

Uma boa liderança demanda equilíbrio das emoções, para que as decisões sejam tomadas com imparcialidade, sobretudo, no que diz respeito ao comportamento e performance de cada um dos seus liderados.

Ao passo que um líder vibra, se emociona e participa das conquistas, valorizando os esforços individuais e coletivos, também será justo ao fornecer feedbacks mostrando os pontos que podem ser melhorados.

Um líder inteligente pode se mostrar frágil e ainda assim, não perder o respeito da equipe. Pelo contrário, se mostrar falível, mas determinado a melhorias contínuas, inspirará as pessoas lideradas a fazerem o mesmo.

Agilidade

Estar um passo à frente é uma das habilidades que um líder precisa desenvolver para orientar a equipe da forma correta. É crucial ter uma percepção mais aguçada para antecipar os fatos e, com segurança, orientar os colaboradores.

Organizações visionárias que desejam se destacar no mercado e ter vantagem competitiva precisam de líderes atentos e ágeis. Quanto mais rápido um problema for identificado ou uma oportunidade visualizada, mais fácil será para a liderança tomar providências.

Colaboração

Trabalhar com colaboração deixa o ambiente de trabalho mais agradável, repleto de pessoas motivadas e empenhadas em fazer melhores entregas, considerando o impacto que pode causar no outro.

Um líder com espírito colaborativo, que se envolve e participa das atividades junto com a equipe, mostra a importância da troca, da interação e da cooperação para que os resultados sejam consistentes e satisfatórios.

Por que é importante desenvolver essas habilidades?

Uma gestão completa e eficiente depende do desenvolvimento conjunto dessas habilidades de liderança. São atributos e características primordiais no comportamento de alguém responsável pelo trabalho e desempenho de outras pessoas.

Cada habilidade tem uma aplicação diferente no dia a dia, ou seja, será usada de acordo com a situação, o colaborador envolvido e o objetivo da organização. O líder é, acima de tudo, um gestor de conflitos, um solucionador de problemas e motivador para melhorias.

Não basta apenas ocupar uma posição diferenciada, mas gostar de gente e de estimular seus talentos a serem cada vez melhores no que fazem. Uma liderança proativa, respeitosa e parceira terá a seu lado, profissionais fiéis, engajados e comprometidos a fazer um excelente trabalho.

Como desenvolver as habilidades de liderança: 5 dicas importantes

Depois de identificar e conhecer as habilidades de liderança de maior destaque e compreender sua efetividade no processo de gerenciamento de pessoas e processos é hora de colocá-las em prática.

Trouxemos 5 dicas de como aplicar essas habilidades na rotina, para conduzir a equipe a um padrão elevado de entrega e comportamento, contribuindo para o sucesso da empresa como um todo!

1. Valorize a equipe

Se uma empresa ou uma área tem sucesso é porque, certamente, diversas pessoas atuaram juntas para atingir o ápice dos resultados. Isso quer dizer que não se trata do mérito de uma só pessoa.

Um líder de verdade deve reconhecer o empenho da sua equipe, valorizando cada indivíduo e sua contribuição nos projetos. O reconhecimento significa para muitos profissionais, bem mais do que remuneração e benefícios.

2. Ouça os colaboradores

A boa liderança exige observação e análise e, para isso, é de extrema importância saber ouvir o time. Os colaboradores, no geral sabem, muito mais que o líder, o que pode ou não funcionar em um processo ou projeto.

São eles que atuam diretamente, todos os dias, portanto, têm maior propriedade para dar sugestões, fazer críticas ou propor melhorias. Uma escuta ativa pode poupar tempo, economizar recursos e manter o clima organizacional harmônico e em equilíbrio.

3. Seja flexível

As oscilações constantes no mercado e na economia exigem lideranças flexíveis. É fundamental se preparar e se adaptar às possíveis mudanças inspirando as equipes a serem também flexíveis — uma liderança versátil e aberta às transformações será capaz de minimizar os impactos e motivar suas equipes pelo exemplo.

4. Fortaleça a comunicação

Uma comunicação eficaz, objetiva e transparente elimina os ruídos e interpretações equivocadas. É importante se pronunciar com clareza, sobretudo, em relação às metas e objetivos e ao que a gestão espera da sua equipe.

Certifique-se de que todas as orientações repassadas foram compreendidas para assegurar que os resultados alcançados sejam capazes de corresponder e até superar as expectativas.

5. Forneça feedbacks contínuos

A melhor forma de melhorar o desempenho de um funcionário é dizer a ele onde está errando ou acertando. Dessa forma ele terá condições de promover a autoavaliação para adotar medidas corretivas ou aprimorar aquilo que está dando certo.

A liderança tem um papel importante nesse processo, pois, ao fornecer o feedback é preciso se colocar à disposição do colaborador para ajudar no processo de melhorias ou de análise do pode ainda ser aperfeiçoado. 

Para colocar essas dicas em prática, a Youleader, empresa especializada em Educação e Desenvolvimento de Líderes, e o GPTW, por meio de diversos programas de capacitação, podem ajudar, pois acreditam que qualquer pessoa, de qualquer posição, tem potencial para ser um líder de sucesso.

 

Ficou curioso e quer saber mais? Conheça alguns dos programas da Youleader Brasil:

 

  • Jornada Youleader – tem o objetivo de sensibilizar o gestor na construção de um ambiente de trabalho de confiança, inovação e produtividade. Nas versões sênior e executive, esse é também um programa que traz reflexão e sensibilização para o mais alto nível da organização em seu papel e responsabilidade de criar um excelente ambiente de trabalho e inspirar as pessoas a serem melhores.
  • Building Trust – é um curso voltado para quem está dando seus primeiros passos quando o assunto é gestão. Tem como objetivo fazer com que o líder alcance sua melhor versão.
  • Líder for All – tem o objetivo de ajudar o gestor a iniciar a jornada de liderança mais efetiva e humana, colocando as pessoas no centro do negócio. Um líder que olhe para todos, sendo inclusivo, acolhedor e inspirador. 

As habilidades de liderança são elementos estratégicos que todo profissional que ambiciona ocupar cargos de gestão, deve se empenhar em desenvolver, juntamente com a cultura e os valores organizacionais.

São atributos que fazem total diferença e podem ser decisivos para o crescimento da empresa em um cenário tão competitivo e para a trajetória de um bom líder, por isso, não perca tempo e invista no seu desenvolvimento.

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