ASSESSMENT: PERFORMANCE E TALENTOS EM FOCO
A estimulante versatilidade da sua aplicação
(Prof. Benedito Milioni, exclusivo para a ABTD – Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento)
Há muitas aplicações para a ferramenta “assessment” e tantas pode haver, na medida das demandas das mudanças desses tempos em que se buscam soluções novas para tudo. Por outro lado, verifica-se a desafiante janela criativa para adaptar, rever, revisar, enriquecer a ferramenta, exatamente porque mudam e se renovam as pessoas e as organizações e quase nada é igual ao que sempre foi feito. Nesses tempos assustadores de pandemia e de cenários que se mostram imprevisíveis, para o estrategista da gestão de Pessoas e Talentos, a única certeza é a de que todos sairemos diferentes da passagem do corona vírus, daí o imperativo de rever estratégias e ferramentas que envolvam a construção humana de novas empresas.
Verifica-se maior incidência de uso da ferramenta “assessment” nos seguintes campos especializados (fonte: Rosa Elvira Alba de Bernhoeft, ALBA CONSULTORIA, 40 anos de vivência nessa área, além de outras):
- Seleção de Pessoal tradicional
- Seleção de Talentos
- Pesquisa, medida e diagnósticos de potenciais
- Avaliação de Performance Tradicional
- Avaliação de Desempenho por Competências
- Políticas de Remuneração
- Estratégias de Retenção de Talentos
- Remanejo de cargos e funções
- Job rotations
- Formação e Desenvolvimento de Sucessores
- Formação de quadros de “back ups”
- Diagnósticos para investimentos em Treinamento
Desde as aplicações mais conservadoras, que preenchem as lacunas de sempre na gestão de pessoas (desempenhos, por exemplo), passando pelas aplicações que mergulham mais fundo na compreensão dos potenciais e talentos, certamente a ferramenta “assessment” será vetor de soluções para algo mais complexo: a transformação cultural de empresas e instituições. Sabendo-se, pois, que a cultura de uma empresa ou instituição não é fruto do acaso ou de uma espécie de algoritmo, temos no seu quadro humano as origens e a alimentação do crescimento e permanência dos ingredientes que levam à definição da sua cultura. Não se sabe, ainda, de algo mais poderoso para libertar o talento transformador do ser humano que um processo consistente e ético de expansão dos seus potenciais e talentos, no que reina soberano o processo de “assessment”
A par das aplicações tradicionais, em que mais a ferramenta “assessment” mostra-se extremamente contributiva? Eis alguns novos olhares para a ferramenta como provedora de soluções:
- Identificação interna de possíveis sócios para estratégias de franquia
- Formação de “coachs” e mentores internos
- Formação de quadros de Curadoria do Conhecimento para as Universidades Corporativas
- Formação interna de BP´s (Business Partners)
- Formação Interna de Consultores de Serviços para Clientes
- Formação e Desenvolvimento de Intrapreneurs
- Desenvolvimento de Competências e Talentos em Empresas Familiares
A lista é extensa e será maior na medida em que se vier a pesquisar a aplicação da ferramenta “assessment” nos últimos 20 a 30 anos e a antever as aplicações exigíveis pelo redesenho global da gestão de negócios, conforme os sinais que já podem ser lidos nos prognósticos de especialistas.
Enfim, o único limite para a aplicação dessa ferramenta é a capacidade de leitura e descoberta de nichos, no caso estimulada ou não pelo olhar criativo.
Quer participar do Grupo de Estudos sobre T&D, promovido pela ABTD?
Nesse grupo iremos comentar sobre os artigos e trocar conhecimentos e informações. É uma ótima oportunidade para aprender e fazer networking com diversos profissionais da área! Ao final de cada mês, teremos um encontro presencial na ABTD para nos aprofundarmos ainda mais nos assunto. Esse mês teremos o professor Benedito Milioni com seus mais de 50 anos de experiência.
Acesse esse link: https://chat.whatsapp.com/JogLS6cm4JU7JbECRLod6V