BORA FALAR DE T&D? AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS II

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AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS DO TREINAMENTO SEM MISTÉRIOS

O engajamento na aplicação dos conteúdos e nos resultados

(Por Benedito Milioni, exclusivo para a ABTD)

Queixam-se, os clientes dos serviços de T&D, que muitas vezes chegam no local dos treinamentos e deles saem sem bem saber os porquês da convocação, o que é um desastre e maior inimigo das conquistas de resultados. Há muitas razões para isso, mas não cabe aqui, nesse momento pelo menos, o seu detalhamento, sendo, pois, bem mais produtivo que seja vista a importância estratégica de cuidar do engajamento dos treinandos nas propostas do evento....antes que ele comece! Reiterando: antes que o evento seja iniciado!

O que se deve fazer é abrir a ação de treinamento com uma exposição dos seus motivos e dos custos decorrentes das razões diagnosticadas, assim como do montante do investimento sendo feito na execução do treinamento. Com esse quadro, todos os envolvidos serão motivados para participação ativa e particularmente atenta para o aprendizado de elementos e ferramentas que os ajudem a desenhar soluções para os problemas. Uma boa referencia, em termos de engajamento das pessoas,  é apresentar o que a empresa está investindo em cada treinando, cujo valor deve ser entendido como primeiro compromisso pós treinamento: recuperar, inicialmente, o valor investido para, na sequencia natural, buscar o ganho real, o valor agregado à empresa como resultado do treinamento. Sem exageros, esta prática deve ser sagrada e responsabilidade das mais sérias para os gestores de T&D.

A estratégia que é proposta nesse texto é de fácil operacionalização. As informações certamente estarão contidas no projeto em execução e a habilidade de persuasão do responsável pelo evento de Treinamento será o complemento para o efetivo engajamento dos treinandos na busca de resultados. Diga-se, a bem da verdade, que este é  um compromisso compartilhado não só com os treinandos, como também os gestores e os demais envolvidos na construção e aplicação das ações de treinamento. É uma estratégia que dá muito trabalho antes e depois da sua utilização, porém aumenta na mesma proporção as possibilidades de identificação monetarizada dos efeitos atribuíveis ao processo de Treinamento. Ademais, esse processo não só motiva os treinandos na buscar do máximo possível de aproveitamento dos conteúdos do treinamento, como os transforma em aliados na execução do processo de avaliação e reporte dos resultados do treinamento, na medida em que lhes convém, também, mostrar que estão trabalhando seriamente no robustecimento da saúde econômico-financeira da empresa.

Em seguida ao treinamento,  coordenador da unidade de T&D deve informar os gestores dos treinandos a respeito da estratégia do seu engajamento nas propostas do treinamento e, aproveitando o canal de comunicação, deve oferecer ajuda para a adoção de medidas que estimulem a aplicação prática e imediata dos conteúdos, outra carência que não vem sendo suprida a contento nesses anos de recessão econômica, tema do próximo artigo.  

Enfim, dentre tantas mudanças dos dias correntes nas praticas de desenvolvimento de pessoas, destacam-se os cuidados no engajamento para valer nas propostas do Treinamento, mediante a ação envolvente e estimuladora que deve ser conduzida por seu responsável, no sentido de alinhar os treinandos entre si no compromisso maior com a empresa: promover resultados concretos mediante a aplicação dos conteúdos do Treinamento.


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