BORA FALAR DE T&D? AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS III

COMPARTILHE ESTE POST!

AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS DO TREINAMENTO SEM MISTÉRIOS

O treinamento começa quando o curso acaba

(Por Benedito Milioni, exclusivo para a ABTD)

A frase acima, sobre quando começa o treinamento, aprendi em 1970 no curso Instrutor de Treinamento (IT), promovido pelo SENAI, nada mais, nada menos, e que norteou toda a minha carreira e alimentou minha fé na ação educacional e nos seus magníficos resultados. A lógica é cristalina: um evento de treinamento bem conduzido propiciará resultados. É uma condição natural.

A visão linear para o processo de avaliação dos resultados do treinamento contempla a uniformidade, a unicidade e a relação de complementaridade em cada uma das suas fases e, é claro, em todas, como consequência direta. Isso quer dizer que se deve trabalhar atentamente o diagnóstico das justificativas para o treinamento, cuidar do engajamento das pessoas nas propostas do evento e agora impõe-se o destaque da fase de aplicação dos conteúdos no pós-treinamento, o que, de fato, justifica a frase que se segue ao título do artigo: agora é que vai começar o treinamento para valer. Pensando assim, o responsável pelo Treinamento evitará a repetição de uma prática infelizmente muito presente nas três ou quatro ultimas décadas, que vendo superada nos dias correntes, qual seja o abandono do treinando logo após o evento. Não se deu a devida atenção ao acompanhamento pós-treinamento, assim como pouco se fez de concreto no importante reforço motivacional no sentido da aplicação, o que prejudicou o apoio ou suporte quanto às eventuais dificuldades da parte do treinando. Ora: se não houver aplicação (e a falta de acompanhamento a prejudica muito), claro está que não haverá resultado algum. Que sentido faz pensar em avaliar resultados meses depois, se não for apenas para “cumprir tabela” como se fala na linguagem popular ou tentar satisfazer burocraticamente as exigências de certificadoras da Qualidade? O acompanhamento pós-treinamento é indispensável por ser uma espécie de turbinagem das propostas do evento e de envolvimento dos treinandos.

A visão linear da avaliação dos resultados do treinamento mostra também a importância de um cuidado que deve ser tomado por seu responsável: preparar os gestores dos treinandos para seu retorno aos respectivos postos de trabalho. É fundamental que os gestores sejam orientados para seu papel na sustentação das propostas do treinamento, envolvendo-os nos projetos de aplicação pós treinamento descritos no parágrafo a seguir. Assim sendo, convém que seja realizada uma reunião para transferência de um guia para assegurar a motivação e as ações relativas à aplicação dos conteúdos.

Antes de encerrar o evento de treinamento, seu coordenador deve utilizar a última hora para trabalhar com o grupo um projeto de aplicação dos conteúdos, sempre focando os resultados em que se engajaram. Os pontos-chave do conteúdo e as formas de aplicação na prática serão, nesse momento, discutidos e reforçados quanto aos seus impactos nos resultados, assim como, sutilmente, mobilizada a motivação para sequenciar o processo de treinamento. Se, de fato, o responsável pelo Treinamento vier a assumir a sua responsabilidade estratégica e de sustentação das propostas (resultados), ele poderá cuidar da construção desse projeto de aplicação ao longo do evento, mediante blocos de 15 minutos a seguir de cada tópico do programa, durante os quais poderá orientar os treinandos quanto ao registro de algumas ideias de aplicação. No final do evento, estas anotações serão consolidadas e transformadas em um plano de aplicação, como sugerido algumas linhas acima.

Enfim, é preciso robustecer o treinamento por via das garantias da sua aplicação prática, sem a qual nada mais faz sentido, especialmente a avaliação de resultados (quais, se não houve a aplicação, não é verdade?)

Quer participar do Grupo de Estudos sobre T&D, promovido pela ABTD?

Nesse grupo iremos comentar sobre os artigos e trocar conhecimentos e informações. É uma ótima oportunidade para aprender e fazer networking com diversos profissionais da área! Ao final de cada mês, teremos um encontro presencial na ABTD para nos aprofundarmos ainda mais nos assunto. Esse mês teremos o professor Benedito Milioni com seus mais de 50 anos de experiência.

Acesse esse link: https://chat.whatsapp.com/JogLS6cm4JU7JbECRLod6V

Gostou desse post? Compartilhe!