BORA FALAR DE T&D? CURADORIA DO CONHECIMENTO II

COMPARTILHE ESTE POST!

DESMISTIFICANDO A CURADORIA DO CONHECIMENTO

 

É preciso tomar o cuidado no sentido de blindar os contornos e definições da Curadoria do Conhecimento contra os males decorrentes das distorções e usos inadequados por pessoas despreparadas. Não há má intenção nesse despreparo, apenas a desinformação que vem junto com a enormidade de fatos e técnicas novas no universo das empresas, em especial nas suas áreas de Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Talentos.

Vejamos o que definitivamente NÃO É Curadoria do Conhecimento:

  • Compilar material e agrupá-lo sob a forma que for, como se fosse jogar uma rede num figurativo mar de conhecimentos e guardar o que ela captar. Realmente não é isso o que deve entender (e praticar) como Curadoria do Conhecimento.
  • Meramente compartilhar materiais e informações em grupos formais e informais, do tipo dos que são muito comuns nas redes sociais. Por melhor e mais louvável que seja a intenção de quem tome esta iniciativa, não se trata nem remotamente de ser Curadoria do Conhecimento. Aliás, esse compartilhamento pode ser feito por qualquer pessoa a todo momento, como se vê no dia das redes sociais.
  • Mais um dos modismos que regularmente aparecem, atraem muita atenção e seguidores e depois desaparece como a última nuvem de chuva e depois ninguém sente qualquer falta. Os modismos surgem porque atraem adeptos das coisas fáceis e da compreensão pasteurizada, o que não é MESMO Curadoria do Conhecimento.
  • Matéria ou domínio restrito a este ou aquele nicho ou instituição, podendo haver tantos processos de curadoria quantos forem os campos de conhecimentos na vida presente e futura da humanidade.
  • Mais um dos serviços de “clipping”, tão antigos quanto a história das comunicações e seus meios na sociedade, que sempre se notabilizaram por prospectar e ordenar para terceiros as notícias em jornais, revistas, periódicos diversos e nas mídias eletrônicas.
  • Finalmente, Curadoria do Conhecimento não é matéria para amadores ou um título de cargo mais sofisticado para o que se fez sempre na ordenação de materiais utilizados pelas unidades de Treinamento e Desenvolvimento.

Exercite um pouco da sua compreensão a respeito, respondendo o questionário a seguir. Anote suas eventuais dúvidas e poderá obter esclarecimentos em duas fontes à sua escolha: participando do evento...................... ou no portal da ABTD, a partir do dia seguinte da sua realização, planejada para......................

Escolha a coluna à direita de cada afirmativa que melhor situe a sua opinião a respeito.

 

  Discorto totalmente Concordo em parte Concordo totalmente
A Curadoria do Conhecimento diz respeito apenas aos meios universitários e da educação formal.      

É preciso que se tenha formação educacional para exercer a Curadoria do Conhecimento.

     

Se eu decido o que será conteúdo de um programa de treinamento, logo sou um Curador do Conhecimento.

     

Os serviços de pesquisa de um(a) bibliotecário(a) podem ser aceitos como Curadoria do Conhecimento

     
O exercício da Curadoria do Conhecimento exige dotação intelectual diferenciada da grande média      

A Curadoria do Conhecimento também pode ser especializada em segmentos específicos

     

A Curadoria do Conhecimento exige que seu praticante seja especializado no assunto em foco

     

Ao coordenar o compartilhamento de conhecimentos estarei exercendo um tipo de curadoria pelo menos

     

 

(Fonte consultada para elaboração desse texto: A Era da Curadoria, O que importa é saber o que importa!, Mário Sergio Cortella e Gilberto Dimenstein, Papirus Debates.)

 

Quer participar do Grupo de Estudos sobre T&D, promovido pela ABTD?

Nesse grupo iremos comentar sobre os artigos e trocar conhecimentos e informações. É uma ótima oportunidade para aprender e fazer networking com diversos profissionais da área! Ao final de cada mês, teremos um encontro presencial na ABTD para nos aprofundarmos ainda mais nos assunto. Esse mês teremos o professor Benedito Milioni com seus mais de 50 anos de experiência.

Acesse esse link: https://chat.whatsapp.com/LsLFHvlALxo2G8CXS1qIkP

Gostou desse post? Compartilhe!