BORA FALAR DE T&D? O FUTURO DO T&D IV

COMPARTILHE ESTE POST!

JÁ É FUTURO PARA A CARREIRA EM T&D

As melhores oportunidades para quem sair na frente

(Fontes no rodapé)

(Benedito Milioni, exclusivo para a série BORA LÁ FALAR DE T&D, organizada pela ABTD)

O futuro não anuncia a sua chegada, porque ele nunca chega, na verdade sempre está presente. Porém uma olhada atenta para a efervescencia das mudanças que antecederam a ocorrencia da pandemia do corona vírus e por esta acelerada subitamente e mantida em velocidades que sufocam a todos, pode revelar muita coisa até surpreendente.

Como tudo o mais na vida, as carreiras profissionais jamais são finais ou definitivas. Estão sempre mudando. Algumas até desaparecem, engolidas por forças mais poderosas. O que importa é a dinâmica, que não costuma esperar a concordancia de pessoas e instituições: com maior ou menor velocidade e contundencia, ela vem e muda tudo. Ao cabo de tudo, há os que rapidamente se ajustam, há os que ficam assustados mas de alguma forma seguem em frente e os que desistem como um entrega passiva.

Hoje, as empresas estão buscando profissionais que lhes possam trazer soluções consistentes e de agilíssima aplicação , porém amanhã mesmo estarão buscando...MAIS, o que é substancialmente animador para o profissional antenado com sua evolução e crescimento acelerado para  grandes reconhecimentos e conquistas, além, é claro, uma saborosa sensação de autorealização plena. E que profissionais são estes (repito SÃO)? Sem nenhuma ordem de importancia, eis a lista, com um breve comentário a título de definição:

CURADOR(A) DO CONHECIMENTO: O(a) profissional que responde pela busca, avaliação, ponderação e legitimação das fontes de Conhecimento, em sintonia com as necessidades da empresa e dos seus colaboradores.

GESTOR(A) DE UNIVERSIDADES CORPORATIVAS: Guardadas as proporções, assemelha-se à Reitoria das universidades, à qual são outorgados os poderes de regencia técnica e gestão administrativa.

ADMINISTRADOR(A) DE REDES VIRTUAIS DE ENSINO: Profissional de alta qualificação, cuja missão é a de gerenciar e sustentar a continuidade qualitativa das estratégias e processos de ensino à distancia ou baseados em recursos eletrônicos de vanguarda.

ESPECIALISTA EM DETECÇÃO E MAPEAMENTO DE POTENCIAIS E TALENTOS: Das mais estratégicas nos tempos de desafios e pressões por mais e melhor, esse especialista cuidará pelo imenso capital humano sempre ao dispor das empresas, porém reclamando melhor e mais intensa mobilização.

PROVEDOR DE SOLUÇÕES PARA CRISES RELACIONAIS: As crises relacionais entre as pessoas e segmentos organizacionais não sáo novidade, porém seu enfrentamento é tarefa das mais complexas, que devem ser assumidas por profissionais da mais alta competencia técnico-emocional.

CONFORMADOR(A) DE CULTURAS ORGANIZACIONAIS: Tarefa das mais importantes num mundo em transformação de dentro para fora, requer do especialista que por ela responda perícia diferenciada na compreensão dos vetores culturais e como podem ser adicionados ao dia-a-dia da empresa, tendo em vista o robustecimento daqueles que sustentam e vivificam a empresa.

PROVEDOR(A) DE SUPORTES EMOCIONAIS: Sempre esquecida pela maioria das empresas, esta provedoria é uma tarefa da mais alta relevancia, porquanto voltada para a defesa e a sustentação da saúde emocional dos colaboradores o que, sem a menor dúvida, sempre impacta na qualidade e produtividade, portanto exigindo o devido cuidado.

GESTOR(A) DE TECNOLOGIAS INOVADORAS DE APRENDIZADO CORPORATIVO: As tecnologias inovadoras para o processo de ensino/aprendizado se multiplicam em número e características técnicas, o que exige perícia no seu trato e forte senso de uso focado em resultados para o indivíduo e para a empresa.

INTEGRADOR(A) DE AÇÕES FOCADAS NA PRODUTIVIDADE E PREVENÇÃO DE PERDAS: Em qualquer cenário de recuperação econômica, recessão ou assemelhados, o preparo das pessoas para soluções no próprio posto de trabalho é decisiva e, nas recessões agudas, como a gerada pela pandemia do corona vírus, mais que sempre as ações de busca de produtividade e qualidade devem ser construídas e implantadas por mãos experientes.

GESTOR(A) DE MICROAMBIENTES INTERNOS E DE RELAÇÕES COM A COMUNIDADE: Muitas vezes mencionada em eventos sobre os cenários organizacionais derivados do seu entorno, esta gestoria será atuante na compreensão das variáveis de meio-ambientes interno e externo, no âmbito da microregião onde se situa a empresa, para aproximar as perspectivas de solução para a sonhada economia social sustentada.

E onde estão as especializações de Coaching e Mentoria? Onde sempre estiveram nas últimas décadas: com outras fisionomias estiveram presentes na vida organizacional e, nesses tempos de redefinições, ambas estão em transformação, passados os efeitos da euforia derivada do modismo, enfim reconhecidas como ferramentas indispensáveis em praticamente todas as especializações profissionais.

Finalizando: tudo é simultaneamente passado, presente e futuro. Os que os diferenciam são as obras de cada um.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO TELEGRAM!

Lá trocamos informações sobre os artigos, compartilhamos coisas legais e fazemos todas as divulgações da ABTD! Link: bit.ly/TelegramABTD

(Fontes consultadas:  a) NoOne – Futuro Tensionado, abril de 2020. b) The Five Essentials Atributtes On The 21st-Century CHRO, Heidrick & Struggels, 2020. c) Práticas Emergentes dos Negócios Em Resposta à Crise CONVID-19, correalização do ICCB, Humanizadas e Universidade de São Paulo (EESC/USP) d) Future of Work, Forrester´s Automation Framework, abril de 2019 e) Desafios na Educação Corporativa, DOT Digital Group f) Jornal VALOR ECONOMICO, consulta diária.)

Gostou desse post? Compartilhe!