Bráulio Bessa abre CBTD 2019 falando sobre cultura e oportunidades

COMPARTILHE ESTE POST!

Neste dia 20 de novembro foi dado o pontapé inicial para a 34ª edição do Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento (CBTD), maior e mais conceituado evento do mercado de T&D e Educação Corporativa da América Latina que, neste ano, conta com a  participação de nomes como o do poeta Bráulio Bessa, do jornalista e apresentador Marcelo Tas e também do ator e produtor cultural Miguel Falabella.

E não poderia ter começado de um jeito melhor. Bráulio Bessa, poeta conhecido por suas participações no programa "Encontro com Fátima Bernardes", nos agraciou com seus versos logo cedo pela manhã. Ele foi o responsável por abrir o Congresso, trazendo sua história de vida como reflexão para os conceitos de persistência e o amor. Durante quase toda a apresentação, ele narrou sua trajetória até o sucesso atual e contou sobre suas grandes "sacadas" ao longo da vida e as personalidades decisivas em sua longa jornada do Ceará para o mundo.

A palestra começou pontualmente às 9h, precedida por uma breve e tocante apresentação do evento, conduzida por Alexandre Slivnik, diretor da ABTD, organizadora do CBTD.

Logo no começo de sua plenária, Bráulio fez um apanhado de sua vida, quando ainda não tinha conquistado a fama. Ainda jovem ele encontrou o caminho que seria determinante para sua vida. Aos 14 anos de idade ele respondeu a uma pergunta de sua professora: "Bráulio, o que você quer ser quando crescer?". Sem saber o que responder de pronto, o então menino lhe trouxe a resposta após alguns dias: "Professora, eu já sou. Poeta". Essa certeza veio após ele ter contato com o trabalho do poeta Patativa do Assaré, após um trabalho da escola.

Em 2011, Bráulio e suas poesias passaram a alcançar um público cada vez maior. Ele se lançou no mercado através da plataforma mais democrática que existe: a internet. Pensando nisso, o artista se lançou nas redes e atingiu uma marca muito expressiva: somava 40 milhões de visualizações nas redes sociais. Pouco tempo depois veio o convite para participar do "Encontro com Fátima Bernardes", da TV Globo, onde ele se firmou como grande poeta e também empreendedor social (denominação de seu amigo Saulo, que lhe deu a oportunidade de ministrar sua primeira palestra na vida).

Como palestrante, Bráulio se firmou após várias oportunidades não remuneradas. Entretanto, ele afirma o seguinte: "Estava nítido que o maior cachê daquela primeira noite, quando Saulo me convidou para palestrar, era o meu. Era uma oportunidade para quem nunca teve, para sair de uma invisibilidade que me castigou a vida toda e pegar um microfone para falar com 1.500 pessoas sobre cultura brasileira. Oportunidade é algo tão raro e você ainda quer que seja fácil?", diz, provocando risos da plateia. Na verdade, fácil não era muito bem o estado em que se encontrava a vida dele. Na época, Bráulio publicava suas poesias, mas ainda trabalhava como técnico em informática, arrumando computadores em escolas públicas. Mas como ele bem avaliou: "É nos momentos de crise que aparecem as oportunidades".

Outro tema bastante abordado pelo artista foi a realização do seu sonho: escrever um livro. Nada menos que 44 editoras foram contatadas para tentar publicar seu trabalho. Quarenta delas nem se deram ao trabalho de responder e as outras quatro disseram "não". O motivo, por mais inusitado que pareça, era a falta de mercado para poesias no Brasil. Mas o cearense não desistiu. Foi persistente ao divulgar o seu amor para o povo brasileiro e obteve sucesso inegável. "Quem constrói o artista é o povo", disse Bráulio.

Inconformado com a visão do mercado sobre seu trabalho, visando apenas ao dinheiro e não ao valor cultural de suas obras, ele não desistiu e conseguiu lançar seus livros. Hoje em dia, ele conta com dois livros na lista de de best sellers, provando sua teoria: "Quando se enxerga a vida com um olhar poético, tudo fica mais bonito".

Após cinco anos trabalhando ao lado de renomados artistas e profissionais da TV Globo, o humilde filho de Alto Santo (CE) continua trilhando sua missão. Hoje ele é um dos artistas com maior potencial de viralização nas redes. Acumula mais de 200 milhões de visualizações só na plataforma Gshow e se mantém firme: "Quero fazer o brasileiro gostar de poesia". Ao finalizar sua apresentação, ele ainda reforçou que o mercado precisa entender que existe público para consumir poesia.

Gostou desse post? Compartilhe!