Parceiros ABTD - Conheça o Jogo da Colaboração

Parceiros ABTD

COMPARTILHE ESTE POST!

*Texto por Parceiros ABTD - mhconsutl

Como promover a colaboração da equipe para trabalhar os problemas de um mundo complexo?

Um dos grandes desafios das empresas é promover um ambiente em que as pessoas estejam preparadas para lidar com os dilemas e paradoxos do mundo corporativo. Sabemos que dentro desse mundo V.U.C.A.(volátil, incerto, complexo e ambíguo) a velocidade e a imprevisibilidade em que as coisas acontecem exige pessoas e equipes que consigam ter a resiliência e agilidade para trabalhar com a complexidade.

Ao longo do tempo fomos condicionados a resolver problemas, como uma equação onde há certo e errado. Porém, em um mundo de constantes mudanças, precisamos reprogramar nosso cérebro para substituir os problemas por dilemas lidando com seus paradoxos. Para toda jornada existe uma infinidade de possibilidades e saídas possíveis. Cabe ao profissional, desenvolver a visão de contexto para fazer análises mais assertivas em busca de melhores decisões.

Quando pensamos em trabalhar os paradoxos com as equipes, o grande desafio é ter a capacidade de fomentar a cultura da aprendizagem, através da colaboração e da comunicação orientada ao(s) propósito(s). Dessa forma, é possível adquirir maturidade e habilidades para lidar com o imprevisível de forma rápida, estruturada e mais eficaz, minimizando riscos e maximizando os resultados.

Jogo da Colaboração

Para auxiliar as pessoas e equipes a entenderem e trabalharem esse contexto de complexidade, a mhconsult criou o workshop chamado JOGO DA COLABORAÇÃO: ESTRATÉGIAS EFICAZES PARA A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS. Essa dinâmica foi desenvolvida para tornar a experiência dos participantes mais divertida e desafiadora.

O JOGO DA COLABORAÇÃO tem o propósito de estimular a discussão de dilemas e paradoxos corporativos. Por meio de um tabuleiro serão apresentados diversos departamentos de uma empresa com suas “doenças” (problemas a serem resolvidos). Os participantes serão divididos em grupos com aptidões comportamentais diversas (ex: grupo dos comunicadores, dos resilientes, dos otimistas).

O desafio é fazer com que as pessoas possam trabalhar paradoxos para desenvolver as soluções. Ou seja, aprender que é possível, por meio da flexibilidade cognitiva, buscar possibilidades diversas para enfrentar o desafio. Entender que não há apenas uma solução.

E mais que isso: é preciso saber que os problemas sempre irão existir. Porém, por meio de um processo contínuo de colaboração e aprendizagem, podemos imunizar de forma rápida e eficiente cada desafio que possa surgir nos diferentes departamentos.

Durante a dinâmica usamos uma “Estrutura Libertadora” chamada Wicked Questions. Todos os grupos interagem e usam suas habilidades específicas para auxiliar os demais na solução dos dilemas apresentados.

O objetivo da dinâmica é compreender que nem sempre podemos eliminar por completo um problema. Mas podemos trabalhar de forma mais eficiente usando as diferentes aptidões das equipes em torno desse desafio.

No processo os participantes são estimulados a exercitar a criatividade, comunicação e colaboração. Além disso, também aprendem conceitos como convergência de propósito, agilidade e autonomia.

Impulsionando gente para negócios

Cada empresa que atendemos é única e possui desafios, negócios e pessoas diferentes. Por isso, nós da mhconsult, oferecemos soluções adaptadas e acreditamos que ouvir com atenção e fazer boas perguntas é fundamental em nosso processo de criação.

Desta forma, estamos em constante transformação, aprendemos a cada dia e nos mantemos em busca por excelência em tudo que fazemos. Esse é o nosso DNA e há 29 anos impulsionamos empresas através da transformação das pessoas.

Assim, somos mais felizes.

Passamos por uma profunda revisão estratégica, o que levou a reavaliarmos nosso propósito e nos perguntarmos: quais são os limites dele? Nesta busca nos reinventamos, incorporamos as mais modernas metodologias, técnicas e principalmente equipe, formada por gente que gosta de gente.

Nossos valores continuam intactos e temos muito orgulho deles, onde destaca-se o respeito (pelos clientes, colegas e parceiros), integridade, ética, empatia, confiança, compromisso com a excelência, otimismo e bom humor.

 

 

Gostou desse post? Compartilhe!