Qual o impacto do METAVERSO no trabalho e na Aprendizagem Corporativa?

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Desde que o Facebook anunciou o investimento estrondoso nesta tecnologia, o que ocasionou a mudança do nome da empresa para META, o Metaverso se tornou “ o grande hype do momento” e as pessoas passaram a se interessar pelo assunto e a se questionar: “ O que é? ” e  “como funciona?”

Depois da leitura de alguns artigos e entendimento mínimo do que se tratava, vieram outras inquietações.

  • Como essa tecnologia irá impactar o mundo do trabalho?
  • Como revolucionará a área de treinamento e desenvolvimento?
  • Quais são as empresas que já estão liderando projetos de aprendizagem com foco nesta tecnologia?

Mas, antes de tentar responder estas perguntas e compartilhar as pesquisas e insights, vamos entender melhor o que tudo isso representa?

O que é, esse tal de Metaverso?

“Metaverso” é uma junção do prefixo “meta” (que significa além) e “verso”                    (universo). O termo é normalmente usado para descrever uma espécie de mundo alternativo digital.

Um mundo onde os usuários poderão criar os seus próprios avatares, que serão suas representações nesse ambiente digital e, por meio deles, poderão aprender, comprar, trabalhar, socializar e se conectar com colegas de trabalho, amigos e familiares. Ou seja, essa tecnologia replica o que fazemos no mundo real, só que de forma 100% digital.

Sue Young, diretora de produtos do Facebook fala que "ao invés de apenas olhar para a tela dos dispositivos, você estará nela".

E qual o impacto do Metaverso para o mundo do Trabalho?

Faço convite para você usar a sua imaginação. Feche os olhos e visualize você usando um óculos de realidade virtual e com o seu próprio avatar, você começa a interagir com todo o ambiente corporativo da sua empresa: anda pelo corredores, cruza com os colegas quando vai tomar água, tirar dúvidas e troca ideias nos corredores, pausa para um cafezinho ou conversa com outros colegas no almoço do refeitório, tudo isso de forma virtual. Ou imagine um outro cenário: você está na sua casa, usando o seu óculos de realidade virtual e participando de feiras, eventos ou entrevistas de emprego dentro do Metaverso, onde praticamente todo o processo seletivo acaba acontecendo via realidade aumentada.

A Samsung e a Hyundai, são bons exemplos de companhias que mesmo antes do lançamento do Facebook, e todo o “buzz” do assunto, já utiliza a estratégia de adotar realidade aumentada nos processos de recrutamento e seleção de novos profissionais.

E aí, qual o seu sentimento?

Você pode estar sentindo um certo fascínio, curiosidade e vontade de vivenciar tudo isso logo, ou quem sabe sentindo algum tipo de insegurança sobre o futuro do seu trabalho e da sua profissão. Todos esses sentimentos e outros são completamente normais e esperados, pois o Metaverso propõe mudanças significativas e pode representar ameaças às nossas necessidades básicas como segurança, estabilidade e pertencimento.

Por outro lado, os especialistas comentam que essa tecnologia visa recriar o ambiente presencial no digital e proporcionar uma experiência de maior proximidade relacional. Onde o trabalho virtual será menos solitário e com relacionamentos mais espontâneos e naturais.

Como o Metaverso irá impactar a aprendizagem corporativa?

Durante a pandemia vimos muitas empresas criarem seus estúdios para gravação de mini-vídeos, lives e afins. Atualmente, já temos algumas empresas criando espaços de aprendizagem imersivos, onde participantes e instrutores estão interagindo uns com os outros com os seus avatares. Navegando em simuladores de desempenho hiper-realistas por meio de headsets de realidade virtual, telefones, iPads e PCs com RV (realidade virtual), onde eles aprendem uns com os outros em simulações práticas.

As farmacêuticas Pfizer, Novartis e Bristol Myers Squibb são algumas das empresas que estão usando essa tecnologia para praticar habilidades essenciais, voltadas a salvar vida dos pacientes, em laboratórios de realidade virtual seguros.

 Além disso, os profissionais da área comercial, terão a possibilidade de percorrer o universo digital e aprender sobre seus produtos, fazer simuladas de controle de objeção, interagir com os clientes, treinar abordagens, compartilhar os benefícios dos produtos, apresentar soluções e recursos adicionais sem custos de deslocamento e de forma realista.

O uso crescente destas tecnologias vai exigir muita adaptação e resiliência dos profissionais e das empresas, além de demandar uma série de novos conhecimentos, habilidades, condutas e dinâmicas sociais nos próximos anos. E nós profissionais de TD temos que estar na vanguarda desta nova maneira de aprender, trabalhar e interagir. A Cult já publicou as novas profissões que já estão surgindo e irão ganhar espaço com o Metaverso. https://cult.honeypot.io/reads/10-metaverse-jobs-that-will-exist-by-2030/

10 empregos que existirão até 2030 no Metaverso:

  • Cientista de pesquisa do metaverso
  • Estrategista de Metaverso
  • Desenvolvedor de ecossistemas
  • Gerente de segurança do Metaverso
  • Construtor de hardware do Metaverso
  • Storyteller do Metaverso
  • Construtor de mundos
  • Especialista em bloqueio de anúncios

Esse mês o Facebook Brasil, anunciou seis vagas para trabalhar com Metaverso. Ou seja, essa profissão já é uma realidade.

E você, o que sabe sobre Metaverso?

Você está envolvido (a) em algum projeto similar? Se sim, compartilha  a sua experiência  aqui nos comentários, nós vamos adorar aprender mais sobre esse tema com você.

Por Taty Melecchi

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