No 2º dia de CBTD, plenárias contribuíram para a aprendizagem de todos

COMPARTILHE ESTE POST!

Por Leonardo Caetano

No segundo dia do CBTD 2019, José Roberto Marques, Master Coach e Presidente do IBC (Instituto Brasileiro de Coaching), abordou o conceito de "Superinteligência e Aprendizagem Acelerativa".

Em linha com as outras plenárias do CBTD, Marques começou contando sobre sua história. Estudioso, ele futuramente levaria o Coach brasileiro para novos patamares, ministrando palestras nas Universidades de Harvard e Stanford. "Em 2007 eu criei o IBC e eu falava que empresas são resultado de pessoas, que bondade e humanidade é o melhor negócio do mundo.

Eu falava que diminuir a distância entre pessoas era a maior inteligência do ser humano. Tudo que hoje faz mais e mais sentido", disse.

Em 12 anos de atuação à frente do IBC, ele acumula mais de 1 milhão de alunos, 8.500 artigos e mais de 60 livros publicados. "Minha história é de uma pessoa que sofreu bastante, que entendeu que veneno e antídoto vem do mesmo lugar. Eu aprendi que na dor mais profunda está a sua resposta, na caverna mais profunda está o tesouro mais bem escondido. Eu aprendi que eu sei cavar, procurar, buscar. O que você está fazendo da sua vida? No que você está acreditando? Como você se vê?", indagou.

Ele comentou ainda que boa parte do processo de evolução humana se inicia com o entendimento da dualidade (luz e sombra) e que entendê-la é o primeiro passo para chegar à superinteligência. Para chegar a esse estágio, ele nos disse que "há sete elementos essenciais para você entender verdadeiramente o que é superinteligência.

O primeiro elemento é: viver com a mente mais calma. "Existem cinco ondas cerebrais: alfa, beta, teta, delta e o gama, sendo esse o mais importante. O estado gama é onde você verdadeiramente está num estado elevado de consciência". O segundo elemento é a neuroplasticidade do cérebro, que é a forma como os seus neurônios se conectam. O terceiro é o mindfulness, "um estado de hiper foco, de super consciência, de superinteligência".

E é só com mindfulness que se chega ao quarto elemento fundamental: o estado de flow, que é quando você está totalmente envolto ao que está realizando. "Nós não aprendemos só estudando, intelectualmente. Nós aprendemos convivendo".

Já o quinto elemento é o aspecto relacional do aprendizado. O sexto fica por conta dos estados alterados da mente, ou seja, as dualidades sobre as quais ele falou no início da exposição. E o último elemento é: acelerar o seu aprendizado. Ele acredita que a melhor forma de se fazer isso é aprender sentindo, vivendo e experienciando.
Ao final da palestra, José Roberto Marques, após ter exaltado por diversas vezes a prática da meditação por ser um fator importante para alcançar o estado de superinteligência, fez uma dinâmica com todos que estavam presente: uma meditação coletiva guiada que durou cerca de 20 minutos.

Quer saber mais sobre a programação do CBTD? Clique aqui e confira. O CBTD 2019 acontece entre os dias 20 e 22 de novembro, no Pro Magno, em São Paulo (SP).

Gostou desse post? Compartilhe!