CBTD 2024

CBTD 2024

Inscrições: Inscrições encerradas

Data do evento: 19 de Junho à 12 de Julho de 2024

Me conta sobre você: a arte do storytelling para construção de narrativas em ambientes de trabalho

Metodologia e Processos de Aprendizagem | 19 de Junho de 2024 ( Quarta-feira ) | 14h00 às 14h20

Através de técnicas de construção de narrativa, apresentaremos às pessoas participantes uma estratégia simples de desenvolvimento de metodologias pessoais que facilitam a comunicação profissional e pessoal. Através da estrutura básica das histórias clássicas, será possível: criar mecanismos que orientam na organização das ideias e articulação entre pensamento e fala, permitir driblar ansiedade e timidez, assegurar a clareza na exposição dos pensamentos e alcançar nossos objetivos. Construindo a fala como um espetáculo, Graziella irá propor ao público alguns exercícios que auxiliam na compreensão prática da temática, de modo dinâmico e interativo. A atuação da palestrante também servirá como referência do que vai sendo explicado, ao dosar humor e seriedade, clareza e alteração de ritmo. Todos esses pontos sempre temidos quando somos confrontados com uma pergunta tão simples como: -Me conta sobre você.

O domínio da fala em público é sempre algo desafiante, e o principal objetivo dessa palestra é demonstrar que com algumas regras simples de construção de narrativa, emprestadas da dramaturgia e da literatura clássica, qualquer pessoa pode alcançar a serenidade e objetividade para conectar pensamento e discurso. Será elencado uma série de estratégias que podem seu utilizadas de forma independentemente, de acordo com a demanda, e principalmente com a natureza de cada indivíduo. Aprender a valorizar suas próprias qualidades e identificar as fragilidades pessoais pode promover uma melhora significativa na capacidade de articulação das ideias. Cada pessoa participante será instigada a testar esses passos em suas próprias histórias, e perceber qual das estratégias apresentadas funciona melhor para auxiliar a descrever suas ideias e seu percurso profissional, de acordo com seu temperamento e tipo de humor.

A pessoa profissional de T&D terá contato com uma forma de narrar, normalmente utilizada apenas para as artes e a ficção, mas que podem capacitar qualquer falante a dominar as dificuldades de comunicação em apresentações públicas ou conversas profissionais. Aprender a selecionar nas próprias experiências aquilo que é material para a boa construção de narrativas e enxergar seu percurso como uma história que pode interessar aos outros por aquilo que ela tem de exemplar e único. Ao priorizar a clareza na exposição das ideias e o foco no objetivo a ser alcançado, a palestra explicará a importância de dosar seriedade e humor, o valor das anedotas como impulso da ideia principal a ser comunicada e como os ritmos embutidos numa conversa ajudam a manter a atenção e o interesse da audiência.

Palestrantes:

Graziella Moretto

Graziella Moretto

Material de apoio

Não há materiais de apoio até o momento.