CBTD 2024

CBTD 2024

Inscrições: Inscrições encerradas

Data do evento: 19 de Junho à 12 de Julho de 2024

O papel dos líderes e do RH em tempos de saúde mental fragilizada

Capital Humano | 19 de Junho de 2024 ( Quarta-feira ) | 14h00 às 14h20

Apresentar algumas ações que contribuam para mitigar problemas de saúde mental e emocional dos seus colaboradores, reforçando a ideia de que a área de RH deve atuar em parceria com os líderes da organização nesse sentido. Esse tema exige sérios cuidados, considerando que inúmeras pesquisas têm apontado para um significativo aumento de profissionais com transtornos mentais. No ano de 2023, por exemplo, foi registrado um aumento de 38% de afastamento por conta de saúde mental. Os líderes estão diante desse novo desafio e muitos se sentem um tanto perdidos, recorrendo ao RH, ou mesmo transferindo para que essa área assuma integralmente a responsabilidade sobre o assunto, quando não é esse o caminho mais adequado.

Até algum tempo atrás, líderes atuavam em busca de resultados, sem maiores preocupações com a saúde dos seus colaboradores que deveriam deixar em casa seus problemas pessoais. Saúde mental e emocional sequer entrava no vocabulário do ambiente corporativo. Dentre as inúmeras mudanças ocorridas nos últimos anos, promover um ambiente saudável, atento à saúde mental dos líderes e liderados passou a ser uma exigência. Muitos gestores, porém, se sentem perdidos, sem saber como agir diante de problemas de saúde dessa natureza nos seus colaboradores. Alguns chegam, inclusive, a se eximir de lidar com o tema, transferindo integralmente a condução para a área de RH da empresa. O objetivo da apresentação é o de apontar algumas importantes ações que devem ser adotadas de imediato por parte dos líderes e dos profissionais de RH, reforçando a importância de atuarem em parceria.

As ações apresentadas na palestra serão de grande valia para os profissionais de T&D, na medida em que serão fornecidas claras orientações, especialmente voltadas para os profissionais dessa área, assim como para os líderes que muito comumente buscam junto ao RH respostas sobre esse tema tão relevante e necessário que é a saúde mental dos trabalhadores. O conteúdo, portanto, servirá de guia para atividades de promoção da saúde lideradas pelos profissionais de T&D na empresa, bem como permitirá orientar os gestores nesse sentido, criando uma profícua parceria.

Palestrantes:

Andréa Cordoniz

Andréa Cordoniz

Material de apoio

Não há materiais de apoio até o momento.